Como Configurar um Projeto DriveWorks Xpress
Configurar um projeto DriveWorks Xpress é um passo entusiasmante para a automatização dos teus processos de design no SOLIDWORKS. O DriveWorks Xpress é uma ferramenta poderosa que te permite criar configurações personalizadas dos teus modelos de forma rápida e eficiente. Para começares, precisarás de ativar o DriveWorks Xpress dentro do SOLIDWORKS, definir o âmbito do teu projeto e identificar os parâmetros que queres controlar.
Ao usares o DriveWorks Xpress, podes adicionar inteligência ao teu modelo e fazer-lhe alterações muito facilmente através de um formulário, tudo a partir da interface de utilizador do SOLIDWORKS.
Neste artigo, vamos abordar:
- A captura de componentes e dimensões, para que fiques pronto a aplicar regras para alterações de design.
- A criação de um formulário, para que possas alterar o teu design facilmente.
- A escrita de regras, para que as tuas alterações de design atualizem o modelo de forma previsível.

As variações que queremos para este modelo implicam que ele possa ser mais alto, mais largo ou mais profundo.
Tendo isto em mente, terás de escrever regras para que os veios vermelho e cinzento atualizem o seu tamanho, mantendo o tamanho da saliência constante.
Se o tamanho da base aumentar, também terás de alterar o tamanho da tampa amarela na parte frontal e traseira, e o furo na base principal também deve corresponder às alterações.
Antes de iniciares o teu projeto, esta é a apresentação da interface no painel de tarefas dentro do SOLIDWORKS.
Conhecer a interface do DriveWorks Xpress
- Welcome: Carrega diferentes bases de dados e vê a localização da base de dados atualmente em uso.
- Projects: Alterna entre ou carrega diferentes projetos.
- Capture: Exibe os modelos, dimensões e propriedades personalizadas capturadas.
- Form: Exibe as propriedades utilizadas no formulário e cria formulários.
- Rules: Exibe as regras utilizadas para controlar o modelo.
- Run: Executa o projeto.
- Captured Models: Exibe os modelos já capturados para o projeto.
- Captured Assembly Structure: Mostra a estrutura completa da montagem e captura novos modelos para projetos existentes.
- Dimensions and Features: Exibe as features e dimensões controladas no ficheiro.
- Custom Properties: Exibe as propriedades personalizadas que serão adicionadas ao ficheiro ao executar os projetos.
- Drawing and Configurations: Permite alternar entre configurações e a criação de desenhos de detalhe.

Capturar Dimensões
A primeira coisa que tens de fazer após ativar o DriveWorks Xpress é criar o teu projeto. Podes fazer isto selecionando o botão “Create/Change Database” e escolhendo a localização onde desejas guardar o teu projeto. Dá-lhe um nome e seleciona “Open”.
Se tiveres o modelo aberto, podes selecionar “Use Open Model”. Se não, localiza o ficheiro após selecionares “Browse”.
Terás então de decidir quais os ficheiros que precisarão de ser modificados pelo DriveWorks e capturá-los para o projeto. Podes adicioná-los selecionando “Capture” e “Captured Assembly Structure”.
Neste exemplo, vais querer capturar a base, ambos os veios e a chapa do topo.

Estes ficheiros devem agora aparecer no separador “Captured Models”.
Estás agora pronto para capturar dimensões. Abre a peça da base.
Para capturar dimensões, alterna para o separador “Dimensions and Features”, seleciona uma dimensão e escolhe “Add” a partir do painel de tarefas.

Dicas
- Usar o botão de fixar no painel de tarefas pode tornar a adição de múltiplas dimensões mais rápida.
- Mudar o nome das dimensões tornará a criação de regras mais fácil.

Podes ver pela lista que planeamos controlar a altura, largura, profundidade, tamanho da flange e tamanho do furo.
Lembra-te de capturar as respetivas dimensões a partir das outras peças.
Neste exemplo, também capturamos os comprimentos dos veios, tamanhos das chapas de cobertura e dimensão de posicionamento dos furos da tampa.
Construir o Formulário
Uma vez capturadas todas as dimensões e features, vais querer criar o formulário com todos os campos de controlo. Embora tenhas capturado a dimensão de posicionamento dos furos da tampa, comprimentos de veios, etc., vais apenas querer controlar a altura, largura e profundidade. Os restantes componentes serão controlados aplicando regras.
Para começares a criar o formulário, clica no separador “Form” e seleciona “Add”.

A partir daqui precisas de dar um nome ao campo e escolher um tipo de campo de entrada (as opções são Caixa de Texto, Caixa de Texto Numérico, Menu Suspenso, Botão de Rotação e Caixa de Verificação). Existe também a opção de definir este campo como obrigatório (required) ou não.
Para este projeto, usarás um “Drop-Down” para que possas pré-definir os tamanhos.
Existe também um botão para testar o formulário para garantir que tem as opções corretas.

Criar e Aplicar Regras
Agora que o formulário foi criado, vais querer começar a utilizar os valores do formulário para controlar o teu modelo. Farás isto criando algumas regras simples.
Vai ao separador “Rules”, que irá exibir todas as regras criadas e quaisquer estão em falta. Seleciona o botão “Edit Rules”, que apresenta todas as dimensões capturadas com regras em falta.

Podes também selecionar “View Tree” para visualizares cada item que precisa ou não de ter uma regra; veremos isso no final.
Existem muitos tipos diferentes de regras que podes aplicar, algumas muito simples como “esta dimensão é igual a este valor do formulário” (ex: =FormWidth). Regras mais complexas podem envolver declarações IF, tais como IF (FormWidth<1000, FormWidth, FormWidth-100). Se a largura for inferior a 1000, o tamanho será retirado diretamente da FormWidth. Se for maior, o tamanho será FormWidth-100. Isto pode ser usado para controlar a dimensão da largura no teu modelo.

Executar o Projeto DriveWorks Xpress
Agora que já capturaste todas as dimensões necessárias, criaste o formulário e aplicaste regras para controlar o modelo, é hora de executá-lo.
Clica no botão de play e preenche o formulário.

Por fim, seleciona o separador “Create” na parte inferior do painel de tarefas.
Embora não fosse necessário para este projeto, podes também capturar ficheiros de desenho e propriedades personalizadas para criar um pacote de design completo utilizando o DriveWorks Xpress.
Também podes eliminar ficheiros que não são precisos para essa variação do modelo. No entanto, com o DriveWorks Solo, podes suprimir features e componentes e realizar substituições de modelo, para que não percas tempo no recálculo das features!
Se achaste este guia útil e gostarias de saber mais sobre os outros pacotes DriveWorks, contacta-nos para mais informações.