Programação eficiente de tornos avançados e de cabeçote móvel
As exigências do mercado e a procura contínua de uma evolução tecnológica levaram os fabricantes de máquinas CNC a desenvolver máquinas cada vez mais eficientes e produtivas, capazes de executar peças com maior complexidade e em tempos de ciclo curtos.
Exemplo desse tipo de máquinas são os tornos-fresa avançados e/ou cabeçotes móveis, com vários canais programáveis e múltiplos eixos. A complexidade deste tipo de máquinas traz consigo um grande desafio no que toca à programação e à sua operação.
O SolidCAM é a solução por excelência, capaz de programar de forma rápida, simples e eficaz este tipo de máquinas, com um leque de soluções que permitem reduzir e otimizar os tempos de programação e de setup.
De entre a panóplia de soluções, é importante destacar as que mais se relacionam com este tipo de máquina, sendo elas:
ToolKit
A Toolkit (ou tabela de ferramentas) do SolidCAM, é capaz de suportar qualquer tipo de geometria de ferramenta e/ou conexão de ferramenta (como ferros micro, buril de forma, cabeças angulares, etc.).
Além disso tem automatismos que permitem programar de forma eficiente. Exemplo disso é a Machine Tool Setup.
É bastante comum que algumas ferramentas estejam sempre montadas na máquina e que sejam utilizadas na maioria das peças que são produzidas.
A Machine Tool Setup permite guardar setups de máquina e fazer a sua respetiva assemblagem na tabela de ferramentas de forma automática, reduzindo o tempo gasto na sua definição de forma manual.
Templates drag and drop e process templates
As templates permitem reduzir drasticamente o tempo de programação, através de automação e padronização de operações previamente criadas e que podem ser utilizadas em qualquer peça, a qualquer momento.
Nas templates ficam armazenadas informações relativas à geometria da peça, ferramenta e respetivos parâmetros de corte, tecnologia da operação e também os métodos de aproximação e retração da peça.
Com o método drag and drop, é possível arrastar uma operação para a geometria da peça e, de forma automática, o SolidCAM cria o trajeto da operação adequando-o à geometria selecionada.
Com as process templates podemos padronizar conjuntos de operações, permitindo programar de forma rápida e eficaz processos repetitivos, como por exemplo a transferência de peça entre spindles.
Sincronização de canais
Nas máquinas multi-canal, gerir o sincronismo das operações que são executadas de forma simultânea é na maioria das vezes um desafio para quem programa.
O módulo de sincronização de canais do SolidCam permite fazer a gestão de operações simultâneas, numa interface simples e que permite, com segurança, obter o melhor tempo de ciclo possível antes de o programa ser colocado na máquina, reduzindo assim tempos desnecessários no setup da máquina.
Simulação de máquina
Com máquinas avançadas de torneamento e fresagem, assegurar que nada irá colidir na máquina torna-se um enorme desafio.
A simulação de máquina é uma ferramenta imprescindível para detetar possíveis colisões durante a maquinação de uma peça e antecipadamente reajustar a programação e/ou setup de ferramentas.
Com a simulação de máquina do SolidCAM, torna-se possível ter o controlo e a segurança necessária para uma maquinação sem colisões e desta forma reduzir o tempo perdido durante a validação do programa em máquina.